UMA ANÁLISE SOBRE PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE MAÇÃS BRASILEIRAS: CENÁRIO ATUAL E DESAFIOS
AN ANALYSIS ON THE PRODUCTION, MARKETING AND EXPORT OF BRAZILIAN APPLES: CURRENT SCENARIO AND CHALLENGES
Palavras-chave:
Exportações. Maçãs. Brasil. Produção. Logística., Keys words: Exports; Apples; Brazil; Production; Logistic.Resumo
A partir da importância que a produção de maçãs no Brasil adquiriu desde a implantação da cultura no país, na década de 70, até nos dias atuais, com produção capaz de atender o mercado interno e exportar a fruta para diferentes países, buscou-se entender mais sobre as possibilidades e desafios para impulsionar o mercado de exportações. Para contextualizar o cenário de produção e comercialização da fruta ao longo do tempo, buscou-se dados em diferentes fontes, como artigos publicados, bancos de dados do governo, centro de estudos e associações ligados ao setor. Com o objetivo principal de identificar entraves e novas possibilidades para fomentar as exportações de maçãs brasileiras, realizou-se um questionário com três perguntas, para seis diferentes entrevistados, que atuam há mais de quinze anos no mercado de comercialização de maçãs. Os questionamentos realizados permitiram vislumbrar um cenário em que todos os entrevistados se mostraram otimistas quando às condições do país de aumentar as exportações de maçãs. Entre as maiores dificuldades no Brasil para as exportações da fruta, a habitualidade foi o fator mais apontado, seguido por alternância de produção, volatilidade do câmbio, logística e rentabilidade do mercado interno. Já entre os maiores desafios na busca por novos mercados, a logística e as restrições fitossanitárias se destacaram nas respostas, e outros fatores como ausência de acordos comerciais, exigências de mercado e a falta de garantias de pagamento também foram citadas. O estudo permite concluir que o Brasil tem grande potencial para aumentar o volume exportado de maçãs, mas para isso é necessário que haja melhorias na organização do setor, com técnicas de manejo para adequar o perfil da fruta às exigências de diferentes mercados, busca por diferentes parceiros e também políticas governamentais de incentivo, envolvendo desde a logística (malha viária com boas condições por exemplo) e agilidade dos processos de expedição da mercadoria nos portos.
ABSTRACT
Due to the importance that the apple production has acquired in Brazil along the years since the beginning of its culture in the country in the 70’s, until nowadays, producing an amount capable of attending the Brazilian market and, also export the fruit to different countries, we sought to know more about the possibilities and challenges to boost the market exports. In order to contextualize the scenario of the production and commercialization of the fruit over the time, a research was conducted using different sources of data, such as, articles, government databases, study centers and organizations linked to the sector. The main goal of this study is to identify the barriers and find new possibilities to foster the Brazilian export of apples. A questionnaire was conducted with three questions, for six different interviewees who have been working for more than fifteen years in the market selling apples. The questions asked made it possible to envision a scenario in which all the interviewees were optimistic regarding the country’s conditions to increase the export of apples. Among the biggest difficulties to export the fruit, we have regularity as the most troublesome factor, followed by production switch, exchange volatility, logistics and profitability of the internal market. As for the biggest challenges to seek for new markets, the logistics and the phytosanitary restrictions were the topics most mentioned in the answers, along with others one, for example, the lack of both commercial deals and payment guarantee and market requirements. This study allowed us to conclude that Brazil has a great potential to increase the export of apples, but for that, it is necessary to have some improvements in the organization of the sector. Amongst these improvements, we can cite techniques of management to adapt the fruit profile to the requirements of different markets, pursue of different partners and also government incentive policies, involving logistics, for example, railways with good conditions, and agility in the process of shipping goods at ports.
